25º Pangaré – 4ª etapa – Speed Hunters – 15.10.2011

Corrida 147 do Pangaré

 

A pergunta que não quer calar

 

Polêmicas no Pangaré.
A quarta etapa do 25º Pangaré de Kart, disputada na Speed Hunters, foi cheia de polêmicas.
Teve batidas, fraturas, gente de cabeça quente, ameaças, dedo no olho, mãe no meio e outros bichos. Também teve problemas na cronometragem e no placar, atrasos que fizeram alguns pensarem que o horário de verão tinha começado um dia antes do previsto, resultados errados e, pra coroar o dia, decisões da direção de prova sendo temerariamente reconsideradas no varejo após a bandeirada final.

Mas tudo isso que aconteceu foi muito menos importante, ficou ofuscado pela grande polêmica que ainda perdura: São Bernardo faz parte de uma grande metrópole, ou é uma cidade do interior?

Este que vos escreve não tem resposta definitiva, mas ouviu as acaloradas discussões sobre o tema ao lado da pista e reuniu aqui os principais argumentos em favor das duas possibilidades, para que o leitor do site possa tirar suas próprias conclusões:

- Interior: São Bernardo, como o nome já diz é ‘do Campo’;

- Metrópole: o trânsito de São Bernardo para chegar até a pista é infernal;

- Interior: quem mora em São Bernardo desde pequeno fala com um sotaque carregado, bem diferente dos paulistanos;

- Metrópole: duas estradas passam por São Bernardo;

- Interior: São Bernardo não é a capital do estado, nem fica no litoral, sobrando, portanto, a nomenclatura de interior;

- Metrópole: São Bernardo é pólo da indústria automobilística no país;

- Interior: muita gente que mora em São Bernardo vê a Serra do Mar todo dia;

- Metrópole: políticos prometem que São Bernardo vai ter Metrô (transporte METROpolitano) até 2014 – se vai ter mesmo ou não nós vamos descobrir juntos;

- Interior: a cidade faz divisa com a Serra do Mar, onde se encontram até animais selvagens;

- Metrópole: a cidade recebe corridas do Pangaré.

 

Pois é, cada um pode ter ainda outros argumentos e essa dúvida não vai acabar tão cedo. Mas um número crescente de Pangarés tem insistido em achar que entrar na pista e conseguir uma ultrapassagem a qualquer custo é mais importante que uma amizade, ou pelo menos o respeito a um colega.

Mas entre outras coisas, vamos todos, todos mesmo nos lembrar que:

- o nome do campeonato é nada menos que Pangaré;

- ganhar uma corrida ou mesmo o campeonato dá tanto prestígio quanto comprar pão na padaria e pagar com nota de cinqüenta, acabando com o troco do português;

- o lema do campeonato diz “Mais vale um dia ruim no kart que um bom dia de trabalho”;

O resto é picuinha de quem gosta mais de espelho que de janela.

 

Texto por Denis Nascimento

 

 

Grupo 1

 

As posições estão todas indefinidas e a disputa poderia estar emocionante. Só que ganhar ficou mais importante que disputar e aí ninguém se divertiu.

 

Resultado Bateria 1-A:

Vencedor: Alexandre Pessuti (Sorocaba Motors)

2º colocado: Renato Citrini (Citrini Racing)

3º colocado: Alexandre Lacava (Horse Car)

 

Resultado Bateria 1-B:

Vencedor: Érico Mosca (Irmãos Rocha)

2º colocado: Felipe Conrado (Gerofick)

3º colocado: Tony Vitor (Horse Car)

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Renato Citrini Citrini Racing Team 200
2 Miguel Castro Irmãos Rocha 196
3 Fábio Gonçalves Galo de Ouro  195
4 Erico Mosca Irmãos Rocha 183
5 Alexandre Pessutti Sorocaba Motors 176
6 Ricardo Torres RW Racing  170
6 Antonio Pla SCHNELL  170
8 Walter Torres RW Racing  160
9 Alexandre Lacava Horse Car  155
10 Cassio Campos Team CTR  150
11 Akira Fukamachi Galo de Ouro  149
12 Alberto Costoya Saudade  de Casa 148
12 Klaus Fickert  GeroFick  148
14 Tony Vitor Horse Car  146
15 Sergio Guaraldo Team CTR  140
16 Francesco Jr. Tristão Racing 138
17 Felipe Conrado  GeroFick  131
18 Ricardo Hanks Saudade  de Casa 128
18 Maurício de Lima Sorocaba Motors 128
20 Rodrigo Mange Fast Friends  119
21 Luiz Tristão Tristão Racing 118
22 Fábio Ferreira Des-kart-áveis  116
23 Fernando Jorge Fast Friends  89
24 Celso Ovalle SCHNELL  79
25 Roberto Citrini Citrini Racing Team 65
26 Giulliano Decicino Des-kart-áveis  61
Pos Equipe Ptos
1 Irmãos Rocha 379
2 Galo de Ouro 344
3 RW Racing 330
4 Sorocaba Motors 304
5 Horse Car 301
6 Team CTR 290
7 GeroFick 279
8 Saudade  de Casa 276
9 Citrini Racing Team 265
10 Tristão Racing 256
11 SCHNELL 249
12 Fast Friends 208
13 Des-kart-áveis 177

 

Grupo 2 Azul

 

Resultado Bateria 2 Azul-A:

Vencedor: Eduardo Tenan (Sentopé ia)

2º colocado: Erich Lenzi (Octane)

3º colocado: Valdemar Junior (Os Compadres)

 

Resultado Bateria 2 Azul-B:

Vencedor: Miro Teixeira (Os Compadres)

2º colocado: Fábio Parra (Sangue Nozóio)

3º colocado: Humberto Focesi (VWB Team)

 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Marcio Soranz Domani Scuderia 203
1 Eduardo Tenan Sentopé ia  203
3 Marcelo Yassuo ChubbChubbs  201
4 Thiago Moura ChubbChubbs  185
5 Erich Lenzi Octane  182
6 Valdemar Junior Os Compadres 179
7 Carlos Ferreira Doganos Racing  172
8 Marcelo Nunes NF Racing  161
9 Sérgio Vitor Sangue Nozóio 160
10 João Sanches Unipneus Racing 154
11 Rafael Lee Unipneus Racing 148
12 Luiz Nunes NF Racing  144
13 Carlos Mori NGBL RT  140
14 Luis Pimentel KART ÁS   132
15 Miro Teixeira Os Compadres 130
16 Iure Gomes Doganos Racing  124
17 André Souza NGBL RT  120
18 Vicente Akamine KART ÁS   118
19 Fabio Parra Sangue Nozóio 112
20 Carlos Bertho VWB Team  109
21 Thiago Prjevussky QWERTY  100
22 Leonardo Prjevussky QWERTY  98
22 Lupércio Tenan Sentopé ia  98
24 Humberto Focesi VWB Team  97
25 Luiz Pessutti  Domani Scuderia 86
26 Christiano Moreno Octane  70
Pos Equipe Ptos
1 ChubbChubbs 386
2 Os Compadres 309
3 NF Racing 305
4 Unipneus Racing 302
5 Sentopé ia 301
6 Doganos Racing 296
7 Domani Scuderia 289
8 Sangue Nozóio 272
9 NGBL RT 260
10 Octane 252
11 KART ÁS  250
12 VWB Team 206
13 QWERTY 198

 

 

Grupo 2 Vermelho

 

Resultado Bateria 2 Vermelho-A:

Vencedor: Eduard Schardijn (Laranja Mecânica)

2º colocado: Vítor Petta (Petta Racing)

3º colocado: Alessandro Bernardo (Osmar Xalenta)

 

Resultado Bateria 2 Vermelho-B:

Vencedor: Fábio Petta (Petta Racing)

2º colocado: Vinicius Brumati (Osmar Xalenta)

3º colocado: Diogo Fukamachi (Fukateam)

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 André Santos DB Racing  216
2 Eduard Schardijn Laranja  Mecânica 212
3 Fabio Gomes Impossível?  208
4 Luiz Carlos Martins Martins Kart 196
5 Fabio Petta Petta Racing  192
6 Vitor Petta Petta Racing  190
7 Nelson Sarpi Braço Duro Racing 182
8 Danilo Camarinha Invictus Racing 172
9 Alessandro Bernardo Osmar Xalenta  170
10 Hugo Fukamachi Fukateam  164
11 Vinicius Brumati Osmar Xalenta  161
12 Jens Holderer Laranja  Mecânica 153
13 Octavio Augusto Leite  152
14 Icaro Picolo Braço Duro Racing 150
15 Marcos Belli DB Racing  138
16 Bruno Luchetti Invictus Racing 134
16 Jean Bedoyan Pocotó  134
18 João Ohanes Pocotó  132
19 Carlos Edu Martins  Martins Kart 118
20 Denis Nascimento Impossível?  116
21 Rodrigo Cachioni Leite  91
22 Rodrigo Rizzo RR Racing   67
23 Rodrigo Godói RR Racing   56
23 Guilherme Marcondes REDSUNS   56
25 Diogo Fukamachi Fukateam  45
26 Marcelo Shiraishi REDSUNS   38
Pos Equipe Ptos
1 Petta Racing 382
2 Laranja  Mecânica 365
3 DB Racing 354
4 Braço Duro Racing 332
5 Osmar Xalenta 331
6 Impossível? 324
7 Martins Kart 314
8 Invictus Racing 306
9 Pocotó 266
10 Leite 243
11 Fukateam 209
12 RR Racing   123
13 REDSUNS   94

 

 

Grupo 3 Azul

 

Resultado Bateria 3 Azul-A:

Vencedor: Arthur Bastianon (Street Racers)

2º colocado: Mauricio Copiano (Scuderia Ferrado)

3º colocado: Alexandre Valecico (Team CTR-II)

 

Resultado Bateria 3 Azul-B:

Vencedor: Robson Maeda (The Fastest)

2º colocado: Andoni Campos (Team CTR-III)

3º colocado: André Fonseca (Fumec)

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Arthur Bastianon Street Racers  268
2 Robson Maeda The Fastest   236
3 Alexandre Velecico Team CTR II  210
4 Reinaldo Serdas The Fastest   202
5 Andoni Campos Team CTR III  193
6 Igor Velecico Team CTR II  190
7 Mauricio Copiano Scuderia Ferrado 175
8 Alisson Bahia High Speed Racing 172
9 Thiago Rocha Full Throttle Racing 168
10 Caio Gonçalves Team CTR III  153
11 André Fonseca Fumec  148
12 Henry Michel Full Throttle Racing 138
13 Fernando Ferreira Street Racers  136
14 Augusto Racanelli Zica Race  135
15 Bruno Alves Equip Vision  132
16 Emerson Ivo High Speed Racing 123
17 Leandro Guimarâes Fumec  122
18 David Destefani Tomba Litro Racing 102
19 Robson Tavares Zica Race  98
20 Fernando Calvejani  Irmãos Metralha 84
21 Rodrigo Ribeiro Tomba Litro Racing 69
22 Rodrigo Calvejani  Irmãos Metralha 29
23 Marcel Karasawa Equip Vision  0
23 Marcelo Gazal Scuderia Ferrado 0
23 Danilo Ubaid BTK  0
23 Felippe Meirelles BTK  0
Pos Equipe Ptos
1 The Fastest  438
2 Street Racers 404
3 Team CTR II 400
4 Team CTR III 346
5 Full Throttle Racing 306
6 High Speed Racing 295
7 Fumec 270
8 Zica Race 233
9 Scuderia Ferrado 175
10 Tomba Litro Racing 171
11 Equip Vision 132
12 Irmãos Metralha 113
13 BTK 0

 

 

Grupo 3 Vermelho

 

Resultado Bateria 3 Vermelho-A:

Vencedor: Diego Kops ([PLG] Racing)

2º colocado: Marcelo Roxa (Rox Racing)

3º colocado: André Marinello (Nitro Racing)

 

Resultado Bateria 3 Vermelho-B:

Vencedor: Fernando Roxa (Rox Racing)

2º colocado: Marcio Tsukamoto (TPN – Torce Por Nóis)

3º colocado: Alexandre Neves (Nitro Kart)

 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Marcelo Roxa Rox Racing  271
2 Diego Kops [PLG]Racing  243
3 Fernando Roxa Rox Racing  222
4 Mário Gusukuma Q M S  198
5 Marcos Tamashiro [PLG]Racing  190
6 Luciano Carvalho Pé de Pano Race 188
7 Filipe Mori Kartastrofe  162
7 Rafael Eid Torgs Racing  162
9 Guilherme Taroco Corrida Maluca 156
10 Simone Tenan Corrida Maluca 150
11 Adriano Vieira KART-SLM 0 148
12 Vitor Ken Kartastrofe  143
13 Anderson Paes KART-SLM 0 142
14 Marcio Tsukamoto TPN Torce Por Nóis 136
15 Marco Gomes TPN Torce Por Nóis 126
16 Icarus Natal Q M S  124
16 Carlos Pulze Torgs Racing  124
18 Eduardo Zorzeto Fat Racing  110
19 André Marinello Nitro Kart  93
20 Camilo Souza Turtles  85
21 Alexandre Neves Nitro Kart  77
22 José Carlos Martins Fat Racing  76
23 Umberto Becalletti Pé de Pano Race 50
24 Rafael Guazzelli Carecas   45
25 Fernando Guazzelli Carecas   29
26 Thiago Rios Turtles  20
Pos Equipe Ptos
1 Rox Racing 493
2 [PLG]Racing 433
3 Q M S 322
4 Corrida Maluca 306
5 Kartastrofe 305
6 KART-SLM 0 290
7 Torgs Racing 286
8 TPN Torce Por Nóis 262
9 Pé de Pano Race 238
10 Fat Racing 186
11 Nitro Kart 170
12 Turtles 105
13 Carecas  74

 

Quem somos

 

A entrevista do mês mostra uma das duplas mais antigas e mais queridas. Vamos conhecer um pouco mais da equipe Horse Car, dos pilotos Alexandre Lacava e Tony Vitor.

 

 

A- Kart

1- há quanto tempo vocês andam de Kart?

Lacava: Há 20 anos, dei minhas primeiras voltas em 91 com o início dessa “onda” no Brasil.

Tony: Desde 2004.

 

2- há quanto tempo vocês estão no Pangaré?

Lacava: Agora em outubro completamos 8 anos. Nossa corrida inicial foi a última etapa do 9º pangaré em 15/10/2003 (antigo Pit Stop). Essa o Tony nem considera.

Tony: Desde 2004.

 

3- de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?

Lacava: Acabei de descobrir, criação do Tony...

Tony: Surgiu inspirado no cavalo símbolo da Ferrari.

 

4- como vocês se tornaram Pangarés?

Lacava: Trabalhávamos juntos na época, e o Tristão (fornecedor) entre uma reunião e outra deixou a gente com água na boca, não precisou mais do que isso...

Tony: O Tristão prestava serviço na empresa onde eu e o Lacava trabalhávamos e nos convidou.

 

5- qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?

Lacava: Como equipe considero o 3º lugar no Grupo 1; Como piloto o 1º lugar também no Grupo 1, ambos ao final da 16ª edição do campeonato.

Tony: 1º.lugar da equipe nos grupos de acesso ao A.

 

6- quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?

Lacava: Levar o troféu de equipe campeã do Grupo 1 para casa.

Tony: Estamos em 4º.lugar a apenas 12 pontos do 3º. E 25 pontos do 2º. Espero pegar um troféu.

 

7- existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?

Lacava: Com frequência tenho sido o 1º piloto, mas não foi sempre assim, o Tony na 22ª edição do campeonato terminou como 1º piloto, além de ser conhecido como “O Rei do Pit Stop”.

Tony: Sim, O Lacava anda muito bem e é o primeiro piloto, poucas vezes consegui superá-lo, porém como um bom brasileiro, não desisto nunca.

 

8- o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos?

Lacava: Vários pontos positivos, os principais são:

Tony: Não conheço bem outros campeonatos, mas acho o Pangaré muito justo, não há brecha para ganhar no tapetão. Foram anos de ajustes no regulamento até chegar à versão atual que é muito boa.

 

 

B- Pessoal

1- como vocês se conheceram?

Lacava: Fui contratado pela Concessionária Ecovias dos Imigrantes em 2002, o Tony já trabalhava lá.

Tony: Eu e o Lacava trabalhávamos na mesma empresa.

 

2- onde vocês moram (cidade / bairro)?

Lacava: São Paulo, Pacaembu.

Tony: SBC, Centro.

 

3- em que empresa vocês trabalham?

Lacava: Sou um pequeno empresário. Tenho duas empresas: uma de palestras, treinamento e coaching, e outra de produções artísticas.

Tony: Sou autônomo, trabalho com consultoria em implantação de sistemas ERP, principalmente SAP.

 

4- qual sua formação acadêmica?

Lacava: Graduado em Administração de Empresas e pós graduado em Psicologia Organizacional.

Tony: Formado e pós-graduado em Sistemas da Informação.

 

5- se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?

Lacava: Tenho alguns outros hobbies, o mais antigo é surfar.

Tony:

 

6- as suas famílias vêm torcer?

Lacava: Esporadicamente.

Tony: Esposa e filhos vão esporadicamente, mas cunhado, irmão, sobrinhos e sogra vão em todas corridas, afinal são pangarés também.

 

7- algum comentário adicional?

Lacava: Tristão, André, Denis e Jens parabéns pela dedicação de tempo e energia de todos vocês na organização e condução do campeonato ao longo desses anos. Correr no pangaré é uma honra, digo isso porque aqui aprendi varias coisas sobre mim mesmo, sobre trabalho em equipe, sobre amizade. Abs.

Tony: Para mim cada corrida é uma festa, além de correr e me divertir é um momento de encontrar a família e os amigos.

Gosto sempre de dizer, principalmente para os iniciantes, que o Pangaré já é uma marca®  e que o campeonato não vai acabar em uma corrida, No início da carreira discutia e brigava muito com outros pilotos, demorei para entender o lema do pangaré, “Amizade”.

 

 

Veja textos anteriores

Confira a classificação do campeonato 

Calendário do vigésimo - quinto campeonato Pangaré

Data Local Inicio Grupos / Horários
1 2 2 3 3
30/07/2011 Sab Granja Viana 15:00 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00
20/08/2011 Sab Speed Hunters 14:30 14:30 / 15:30 15:00 / 16:30 16:00 / 17:30 17:00 / 18:30 18:00 / 19:00
03/09/2011 Sab Granja 15:00 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00
15/10/2011 Sab Speed Hunters 14:30 14:30 / 15:30 15:00 / 16:30 16:00 / 17:30 17:00 / 18:30 18:00 / 19:00
19/11/2011 Sab PitStop 15:00 (**) 15:00 16:00 15:30 16:30 17:00 18:00 17:30 18:30
04/12/2011 Dom Granja Viana 16:00 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00
10/12/2011 Sab Granja Viana 20:30 15º GP dos Campeões

(**) - Cancelada a corrida do Grupo 1 no Pit Stop em 19/11/2011