25º Pangaré – 4ª etapa – Speed Hunters – 15.10.2011
Corrida 147
do Pangaré
A pergunta que não quer calar
Polêmicas no
Pangaré.
A quarta etapa do 25º Pangaré de Kart, disputada na Speed Hunters, foi cheia de
polêmicas.
Teve batidas, fraturas, gente de cabeça quente, ameaças, dedo no olho, mãe no
meio e outros bichos. Também teve problemas na cronometragem e no placar,
atrasos que fizeram alguns pensarem que o horário de verão tinha começado um dia
antes do previsto, resultados errados e, pra coroar o dia, decisões da direção
de prova sendo temerariamente reconsideradas no varejo após a bandeirada final.
Mas tudo isso que aconteceu foi muito menos importante, ficou ofuscado pela
grande polêmica que ainda perdura: São Bernardo faz parte de uma grande
metrópole, ou é uma cidade do interior?
Este que vos
escreve não tem resposta definitiva, mas ouviu as acaloradas discussões sobre o
tema ao lado da pista e reuniu aqui os principais argumentos em favor das duas
possibilidades, para que o leitor do site possa tirar suas próprias conclusões:
- Interior:
São Bernardo, como o nome já diz é ‘do Campo’;
- Metrópole:
o trânsito de São Bernardo para chegar até a pista é infernal;
- Interior:
quem mora em São Bernardo desde pequeno fala com um sotaque carregado, bem
diferente dos paulistanos;
- Metrópole:
duas estradas passam por São Bernardo;
- Interior:
São Bernardo não é a capital do estado, nem fica no litoral, sobrando, portanto,
a nomenclatura de interior;
- Metrópole:
São Bernardo é pólo da indústria automobilística no país;
- Interior:
muita gente que mora em São Bernardo vê a Serra do Mar todo dia;
- Metrópole:
políticos prometem que São Bernardo vai ter Metrô (transporte METROpolitano) até
2014 – se vai ter mesmo ou não nós vamos descobrir juntos;
- Interior:
a cidade faz divisa com a Serra do Mar, onde se encontram até animais selvagens;
- Metrópole:
a cidade recebe corridas do Pangaré.
Pois é, cada
um pode ter ainda outros argumentos e essa dúvida não vai acabar tão cedo. Mas
um número crescente de Pangarés tem insistido em achar que entrar na pista e
conseguir uma ultrapassagem a qualquer custo é mais importante que uma amizade,
ou pelo menos o respeito a um colega.
Mas entre
outras coisas, vamos todos, todos mesmo nos lembrar que:
- o nome do
campeonato é nada menos que Pangaré;
- ganhar uma
corrida ou mesmo o campeonato dá tanto prestígio quanto comprar pão na padaria e
pagar com nota de cinqüenta, acabando com o troco do português;
- o lema do
campeonato diz “Mais vale um dia ruim no kart que um bom dia de trabalho”;
O resto é
picuinha de quem gosta mais de espelho que de janela.
Texto por
Denis
Nascimento
Grupo 1
As posições
estão todas indefinidas e a disputa poderia estar emocionante. Só que ganhar
ficou mais importante que disputar e aí ninguém se divertiu.
Resultado
Bateria 1-A:
Vencedor:
Alexandre Pessuti (Sorocaba Motors)
2º colocado:
Renato Citrini (Citrini Racing)
3º colocado:
Alexandre Lacava (Horse Car)
Resultado
Bateria 1-B:
Vencedor:
Érico Mosca (Irmãos Rocha)
2º colocado:
Felipe Conrado (Gerofick)
3º colocado: Tony Vitor (Horse Car)
|
|
Grupo 2 Azul
Resultado
Bateria 2 Azul-A:
Vencedor:
Eduardo Tenan (Sentopé ia)
2º colocado:
Erich Lenzi (Octane)
3º colocado:
Valdemar Junior (Os Compadres)
Resultado
Bateria 2 Azul-B:
Vencedor:
Miro Teixeira (Os Compadres)
2º colocado:
Fábio Parra (Sangue Nozóio)
3º colocado:
Humberto Focesi (VWB Team)
|
|
Grupo 2 Vermelho
Resultado
Bateria 2 Vermelho-A:
Vencedor:
Eduard Schardijn (Laranja Mecânica)
2º colocado:
Vítor Petta (Petta Racing)
3º colocado:
Alessandro Bernardo (Osmar Xalenta)
Resultado
Bateria 2 Vermelho-B:
Vencedor:
Fábio Petta (Petta Racing)
2º colocado:
Vinicius Brumati (Osmar Xalenta)
3º colocado:
Diogo Fukamachi (Fukateam)
|
|
Grupo 3 Azul
Resultado
Bateria 3 Azul-A:
Vencedor:
Arthur Bastianon (Street Racers)
2º colocado:
Mauricio Copiano (Scuderia Ferrado)
3º colocado:
Alexandre Valecico (Team CTR-II)
Resultado
Bateria 3 Azul-B:
Vencedor:
Robson Maeda (The Fastest)
2º colocado:
Andoni Campos (Team CTR-III)
3º colocado:
André Fonseca (Fumec)
|
|
Grupo 3 Vermelho
Resultado
Bateria 3 Vermelho-A:
Vencedor:
Diego Kops ([PLG] Racing)
2º colocado:
Marcelo Roxa (Rox Racing)
3º colocado:
André Marinello (Nitro Racing)
Resultado
Bateria 3 Vermelho-B:
Vencedor:
Fernando Roxa (Rox Racing)
2º colocado:
Marcio Tsukamoto (TPN – Torce Por Nóis)
3º colocado:
Alexandre Neves (Nitro Kart)
|
|
Quem somos
A entrevista do mês mostra uma das duplas mais antigas e mais queridas. Vamos
conhecer um pouco mais da equipe Horse Car, dos pilotos Alexandre Lacava e Tony
Vitor.
A- Kart
1- há quanto tempo vocês andam de Kart?
Lacava: Há 20 anos, dei minhas primeiras voltas em 91 com o início dessa “onda”
no Brasil.
Tony: Desde 2004.
2- há quanto tempo vocês estão no Pangaré?
Lacava: Agora em outubro completamos 8 anos. Nossa corrida inicial foi a última
etapa do 9º pangaré em 15/10/2003 (antigo Pit Stop). Essa o Tony nem considera.
Tony: Desde 2004.
3- de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?
Lacava: Acabei de descobrir, criação do Tony...
Tony: Surgiu inspirado no cavalo símbolo da Ferrari.
4- como vocês se tornaram Pangarés?
Lacava: Trabalhávamos juntos na época, e o Tristão (fornecedor) entre uma
reunião e outra deixou a gente com água na boca, não precisou mais do que isso...
Tony: O Tristão prestava serviço na empresa onde eu e o Lacava trabalhávamos e
nos convidou.
5- qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?
Lacava: Como equipe considero o 3º lugar no Grupo 1; Como piloto o 1º lugar
também no Grupo 1, ambos ao final da 16ª edição do campeonato.
Tony: 1º.lugar da equipe nos grupos de acesso ao A.
6- quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?
Lacava: Levar o troféu de equipe campeã do Grupo 1 para casa.
Tony: Estamos em 4º.lugar a apenas 12 pontos do 3º. E 25 pontos do 2º. Espero
pegar um troféu.
7- existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?
Lacava: Com frequência tenho sido o 1º piloto, mas não foi sempre assim, o Tony
na 22ª edição do campeonato terminou como 1º piloto, além de ser conhecido como
“O Rei do Pit Stop”.
Tony: Sim, O Lacava anda muito bem e é o primeiro piloto, poucas vezes consegui
superá-lo, porém como um bom brasileiro, não desisto nunca.
8- o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos?
Lacava: Vários pontos positivos, os principais são:
Tony: Não conheço bem outros campeonatos, mas acho o Pangaré muito justo, não há
brecha para ganhar no tapetão. Foram anos de ajustes no regulamento até chegar à
versão atual que é muito boa.
B- Pessoal
1- como vocês se conheceram?
Lacava: Fui contratado pela Concessionária Ecovias dos Imigrantes em 2002, o
Tony já trabalhava lá.
Tony: Eu e o Lacava trabalhávamos na mesma empresa.
2- onde vocês moram (cidade / bairro)?
Lacava: São Paulo, Pacaembu.
Tony: SBC, Centro.
3- em que empresa vocês trabalham?
Lacava: Sou um pequeno empresário. Tenho duas empresas: uma de palestras,
treinamento e coaching, e outra de produções artísticas.
Tony: Sou autônomo, trabalho com consultoria em implantação de sistemas ERP,
principalmente SAP.
4- qual sua formação acadêmica?
Lacava: Graduado em Administração de Empresas e pós graduado em Psicologia
Organizacional.
Tony: Formado e pós-graduado em Sistemas da Informação.
5- se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?
Lacava: Tenho alguns outros hobbies, o mais antigo é surfar.
Tony:
6- as suas famílias vêm torcer?
Lacava: Esporadicamente.
Tony: Esposa e filhos vão esporadicamente, mas cunhado, irmão, sobrinhos e sogra
vão em todas corridas, afinal são pangarés também.
7- algum comentário adicional?
Lacava: Tristão, André, Denis e Jens parabéns pela dedicação de tempo e energia
de todos vocês na organização e condução do campeonato ao longo desses anos.
Correr no pangaré é uma honra, digo isso porque aqui aprendi varias coisas sobre
mim mesmo, sobre trabalho em equipe, sobre amizade. Abs.
Tony: Para mim cada corrida é uma festa, além de correr e me divertir é um
momento de encontrar a família e os amigos.
Gosto sempre de dizer, principalmente para os iniciantes, que o Pangaré já é uma
marca® e que o campeonato não vai
acabar em uma corrida, No início da carreira discutia e brigava muito com outros
pilotos, demorei para entender o lema do pangaré, “Amizade”.
Confira a classificação do campeonato
Calendário do vigésimo - quinto campeonato Pangaré
Data | Local | Inicio | Grupos / Horários | |||||
1 | 2 | 2 | 3 | 3 | ||||
30/07/2011 | Sab | Granja Viana | 15:00 | 15:00 | 15:30 | 16:00 | 16:30 | 17:00 |
20/08/2011 | Sab | Speed Hunters | 14:30 | 14:30 / 15:30 | 15:00 / 16:30 | 16:00 / 17:30 | 17:00 / 18:30 | 18:00 / 19:00 |
03/09/2011 | Sab | Granja | 15:00 | 15:00 | 15:30 | 16:00 | 16:30 | 17:00 |
15/10/2011 | Sab | Speed Hunters | 14:30 | 14:30 / 15:30 | 15:00 / 16:30 | 16:00 / 17:30 | 17:00 / 18:30 | 18:00 / 19:00 |
19/11/2011 | Sab | PitStop | 15:00 | (**) | 15:00 16:00 | 15:30 16:30 | 17:00 18:00 | 17:30 18:30 |
04/12/2011 | Dom | Granja Viana | 16:00 | 15:00 | 15:30 | 16:00 | 16:30 | 17:00 |
10/12/2011 | Sab | Granja Viana | 20:30 | 15º GP dos Campeões |
(**) - Cancelada a corrida do Grupo 1 no Pit Stop em 19/11/2011